Home     Busca     Bender   Cadeiras   Curiosidades   Destaques   Dicas   Fornecedores   Giratórias   Gogo Vivo   Lajeado   Lojas   Novidades   Parceiros   Play   PlayStation   Tecnologia   Utilidade   Vale do Taquari   Contato   
Busca
Produtos
   *** PROMOÇÃO ***
   Acessórios de informática
   Acessórios eletro eletrônicos
   Acessórios para cadeiras
   Aparador cromado Sidamo
   Automação Comercial
   Bancos de Espera 2,3,4
   Bancos e Longarinas
   Banquetas cromadas
   Cadeira diretor cinema alta
   Cadeira diretor de cinema
   Cadeira Gogo Office púrpura
   Cadeiras bistrô Rhodes
   Cadeiras Clássicas Famosas
   Cadeiras cromadas cozinhas
   Cadeiras de Escritório
   Cadeiras em polipropileno
   Cadeiras Giratórias
   Cadeiras Giratórias Kid's
   Cadeiras Giratórias Teens
   Cadeiras Gogo Basic
   Cadeiras para cozinha
   Cadeiras Universitárias
   Eletro eletrônicos Infomania
   Exclusividades Infomania
   Maletas e Mochilas
   Móveis Escritório
   Partes e peças informática
   Poltronas Estofadas
   Poltronas giratórias
   Serviços assistência técnica
   Softwares e games
   Suprimentos Informática
   XX Fora de Linha XX
 
Novidades por email
Nome
Email
Receba novidades e promoções da Infomania periodicamente em seu email, cadastre-se agora mesmo.
Lajeado
 

 

CULTURA

Casa de Cultura - Foi idealizada pelo Intendente Júlio May, que governou Lajeado de fevereiro de 1895 a fevereiro de 1902. Agilizou a compra do térreo e a construção na medida em que a Intendência funcionava em uma casa alugada, de propriedade da família Matte, onde em 25 de fevereiro de 1891 foi instalado o município de Lajeado. O valor correspondente ao aluguel se tornara oneroso para o município. Foi então, o intendente autorizado a comprar o terreno pelo Conselho Municipal em 1895 através de decreto.

Uma primeira planta foi elaborada por Jacob Mouter que a substituiu por outra a fim de diminuir os custos da obra que havia sido elaborada pelo arquiteto Antônio Guth e começadas em 1899. Para a sua execução foram contratados Cristiano Müller e Carlos Spohr Filho. Suas dependências apresentavam o Gabinete da Intendência, a Secretaria, a Fazenda (ou Tesouraria), Sala do Conselho Municipal, Quartel e a Cadeia Municipal. O local também abrigava o Fórum da Comarca do Alto Taquari instalado em 15/10/1903, sendo que à parte de cima do prédio era utilizada como salão de Júri (Tribunal).

Nos fundos da Intendência, Júlio May mandou construir um poço fundo para água potável, com bomba manual, para que dela se servisse a população. No subsolo do prédio, funcionava a Cadeia Municipal. As grossas paredes, de pedra basalto, e as janelinhas redondas com grades de ferro não permitiam a fuga dos presos.

Em 05 de fevereiro de 1900 foi oficialmente colocada a pedra fundamental do edifício da Intendência, da então ainda Vila de Lajeado. Em 20 de agosto iniciou-se o atendimento ao público, com a pré-inauguração de algumas salas, seguindo um estilo eclético, com predomínio de características neoclássicas.

Até 1930 foi chamado de Intendência e após, passou a denominar-se Prefeitura e a partir de 21 de agosto de 1991, Casa de Cultura do Município de Lajeado. Em 01 de agosto de 1984, no governo de Erni Petry, o prédio foi tombado pelo seu valor histórico e arquitetônico, de acordo com critérios avaliados pelo Patrimônio Cultural no Rio Grande do Sul.

A Secretaria de Cultura e Turismo foi criada oficialmente em 19/02/1993, funcionando desde o início nas dependências da Casa de Cultura.

A Casa de Cultura é um ponto turístico de Lajeado, onde passam diariamente vários visitantes e alunos que freqüentam os curso que a casa oferece. O núcleo da Casa de Cultura está vinculado à Equipe de Cultura e é responsável pela administração da mesma que envolve a organização de exposições de arte, serviço de pessoal, de atendimento ao público e a promoção de eventos como cursos diversos, seminários, estando à disposição da comunidade.

Consta de três pavimentos:

-Subsolo - Situam-se a cozinha, almoxarifado, banheiros e salas de cursos.

-Térreo - Encontra-se a recepção, salas do Museu Histórico Municipal e banheiros.

-1º andar - Possui 2 salas de trabalho e o gabinete do Secretário de Cultura e Turismo, auditório para 70 pessoas, banheiros, sala de exposição.

Museu Histórico Bruno Born - O museu retrata toda a história de nossa cultura e vivência da comunidade. Iniciou em 24 de agosto de 1981, com 190 peças. Em 19 de outubro de 1996 estabeleceu-se no Parque do Engenho onde ficou até 09 de junho de 1998, quando mudou-se para a Casa de Cultura devido a infiltrações e umidade no prédio, com o auxílio da museóloga Tânia Tonett, onde permanece até hoje. O Museu é composto por 4 salas. A 1ª é a sala da escola, composta por bancos escolares, lousas, formando uma autêntica sala de aula; achados arqueológicos de tribos que estiveram na região e objetos de uso pessoal. A 2ª, é a sala das profissões, composta por objetos, máquinas, que demonstram o trabalho urbano e rural de nossos antecedentes. A 3ª, é composta por objetos e móveis relacionados à família, como cozinha, sala e quarto. A 4ª, é a reserva técnica, composta por objetos que precisam ser restaurados ou que não estão sendo expostos no momento.

Biblioteca Pública Municipal João Frederico Schaan - Administrada pela Secretaria de Cultura e Turismo, situa-se entre a Casa de Cultura e a Prefeitura Municipal. Atualmente conta com mais de 22.000 volumes e atende cerca de 300 pessoas diariamente.

O prédio da Biblioteca Pública consta de três pavimentos:

Subsolo: Possui um auditório para 100 pessoas, palco de apresentações, 4 banheiros, camarim e uma sala de depósitos.

Térreo: Canta com uma sala para a Biblioteca Infantil, uma sala de leitura, 2 banheiros, dispensa e a administração.

Pavimento Superior: Sala do Arquivo Histórico, uma sala de pesquisas, 2 sanitários, oficina de restauração de livros e 3 cabines para pesquisa individual.

Arquivo Histórico Municipal - Está instalado no mesmo prédio da Biblioteca Pública Municipal. São fontes primárias de pesquisa sobre os mais diversos assuntos, servindo para estudos de estudantes, historiadores, antropólogos, sociólogos e o público em geral, sob orientação de uma funcionária. Foi criado no ano de 1994. Seus documentos são oriundos dos registros oficiais da Prefeitura Municipal de Lajeado, desde a criação do município em 1891.

Os documentos preservados podem ser:

Manuscritos:

Avulsos: cartas, ofícios, telegramas, recibos,...
Códices: livros de registros, atas, livros de caixa, caixas,...
Impressos:
Relatórios: Leis Orçamentárias, periódicos, jornais,...
Datiligrafados:
Xerocados: preto e branco ou colorido
Fotografáficos: Negativos ou em Vidro,...
Mapas: de cidades, regiões, Estado ou Distrito
Plantas: de praças, da cidade, prédios, ...

Igreja Matriz Santo Inácio - A paróquia de Santo Inácio, criada pelo governo provincial, foi erguida canonicamente em 11-07-1881 em terreno doado por Antônio Fialho de Vargas. Em 31-07-1881, dia do padroeiro Santo Inácio de Loyola, foi o templo abençoado. O nome da igreja se deve ao fato de os sacerdotes Jesuítas serem os fundadores da Comunidade.

Ao assumir como pároco, Pe. Bernardo Bolle logo viu que o templo era muito pequeno para uma vila que crescia cada vez mais. Planejou e convenceu seus paroquianos a construir uma nova igreja para o novo século XX que estava prestes a começar. Foram realizadas as Santas Missões, de 12 a 19-03-1899, e uma procissão com 1.500 pessoas. Em mutirão a igreja ficou pronta e inaugurada em princípio de janeiro de 1900. Em 14-10-1900 foi lançada a pedra fundamental das duas torres da igreja. Todos deram a sua contribuição em dinheiro e trabalho. Em 08-06-1901 foi posta a última pedra na torre. Em dezembro de 1913 iniciaram as obras de restauração interna e externa da igreja. Os pequenos sinos foram substituídos por três novos, importados da Alemanha, bentos em 02-12-1926 e que foram chamados de Ignacio, Canísius e Caecilia, sendo que a tonalidade dos três sinos harmoniza-se com os sons dos sinos da Igreja Evangélica, para indicar a harmonia ecumênica das comunidades religiosas de Lajeado. Ao assumir como novo pároco, Cônego Leopoldo Loch não quis investir muito em reformas que se faziam necessárias interna e externamente, o zinco estava enferrujado, com inúmeras goteiras, o forro apresentava perigo e a madeira já estava carcomida por cupins.

Na madrugada de 13 de janeiro de 1953, às 3h30min, um incêndio destruiu a igreja Matriz. Além do corpo da igreja, o incêndio destruiu 3 altares, 21 imagens destacadas, 1 presépio de figuras grandes, 1 via-sacra com 14 estações de um metro em relevo, 2 harmônios, o relógio no alto da torre, 2 armários de músicas, partituras e livros de canto, armários com paramentos e alfaias sacras, os bancos, confessionários e púlpito de arte da Igreja. Entre as cinzas não foram encontradas uma grama de ouro ou prata derretidos dos vasos sacros, cálices, cibórios, patenas e a histórica custódia, adquirida da Alemanha, em 1888. Somente os três sinos sem salvaram e ainda estão nas torres da igreja. No dia 18-01-1953, após a missa na Escola Madre Bárbara, em assembléia geral foi eleita a comissão Central Pró-Reconstrução da Igreja Matriz da Paróquia Santo Inácio.

O projeto da nova Igreja Matriz foi elaborado por Luiz Lampert Gartner e os cálculos matemáticos foram executados pelo engenheiro José Jamardo. O engenheiro Loivo Carlos Müller prestava gratuitamente as orientações técnicas durante a construção. Sob o comando de Nicolau Otto Maldaner foi iniciada a construção da igreja em 26-08-1953, embora a festa de lançamento da pedra angular fosse feita em 09-05-1954, com a presença do Arcebispo Dom Vicente Scherer. A pedra fundamental foi assentada à esquerda da entrada central da igreja. O presbitério foi adornado com a colocação de 36 anjos adoradores. A inauguração desta galeria deu-se em 02-10-1955, dia dos Santos Anjos da Guarda. Iniciada pelo cônego Leopoldo Loch e concluída pelo Pe. Jacob Erico Schmidt, foi oficialmente inaugurada em 20/04/1958, consagrada pelo arcebispo Dom Vicente Scherer. Destaca-se pela construção eclética romana e sua beleza interior, onde além dos 36 anjos adoradores, encontra-se 6 lustres suspensos, imagens em gesso, pinturas raras, belos vitrais diferentes um dos outros, bancos de madeira abrigando cerca de 860 fiéis sentados. Possui uma torre de 65,60 metros, acompanhada de duas menores e 3 sinos altamente sintonizados. No seu exterior há um relógio que pode ser visto de quase todos os pontos do centro da cidade.

A religião católica é também difundida nas Paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Cristóvão.

Comunidade Evangélica - O surgimento da Igreja Evangélica no Rio Grande do Sul e no Brasil está diretamente ligado à imigração alemã, pois esta trouxe os primeiros habitantes evangélicos e com eles o início da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

A Comunidade Evangélica de Lajeado foi fundada no ano de 1895 por cerca de 30 famílias. No ano da graça de 1897, como o atestam os antigos registros, foi lançada a pedra fundamental desta igreja. A primeira igreja foi inaugurada em 05-02-1899, tendo servido à Comunidade até 1972.

Em janeiro de 1973 começou sua demolição para a construção do atual prédio, tendo sido preservada apenas a torre, inaugurada em 12-02-1928, possuindo 27 metros de altura.

O atual prédio foi projetado pelo arquiteto E. Burger, com características neo-góticas, encontrando-se no seu interior a imagem do Cristo crucificado, esculpida em madeira pelo marceneiro Gerhard Reeps.

Foi inaugurada oficialmente com culto solene em 31-10-1974, pelo pastor Kunert. Anteriormente esta Comunidade pertencia a Paróquia de Conventos e era atendida pelos pastores daquele local. Após sua criação em 1900, a Paróquia de Lajeado contava ainda com as Comunidades de São Gabriel (Cruzeiro do Sul) e Sampaio.

As Igrejas Batista, Evangelho Quadrangular, Evangélica Congregacional Brasil, Congregação Evangélica Luterana Cristo, Cruzada Pentecostal e Evangélica Assembléia de Deus também representam a religião.

DADOS

- Emancipação: 26 de Janeiro de 1891
- Localização: Encosta Inferior do Nordeste, na Região do Vale do Taquari
- Área: 240,50 Km2
- População: 62.800 habitantes
- Eleitores: 43.306
- Latitude: S.29°30’30”
- Altitude: 34,065 m/acima do nível do mar
- Longitude: (W DE Gr.) 51º58’51”

 

EVENTOS

  • Expovale

Evento que acontece de dois em dois anos, no Parque do Imigrante. Procura mostrar as potencialidades econômicas (comércio e indústria) do Vale do Taquari numa integração com a Região dos Vales. É organizado pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Lajeado). Fone: (51) 3748-6900.

  • Turisfeira

Acontece de dois em dois anos, intercalando-se com a Expovale. Evento que envolve a indústria, o comércio, o turismo e lazer do Vale do Taquari. É organizado pela AJEL (Associação de Jovens Empresários de Lajeado). Fone: (51) 3714-5561.

  • Agrovale

Ocorre todos os anos no Parque do Imigrante. O Objetivo é divulgar o setor agropecuário do Vale do Taquari. É organizado pela Agrovale Eventos e Promoções. Fone: (51) 3710-1660, apoio da Prefeitura Municipal.

  • "Volkstanzfest"

Evento anual que procura evidenciar a cultura alemã com autenticidade e originalidade. É promovido pelo Centro de Cultura Alemã de Lajeado no mês de julho. Fone: (51) 3714-4652 ou (51)3714-1825.

  • Comenda Italiana

Organizado pela Societá Taliana Tutti Fratelli. Acontece no mês de setembro, no Clube Tiro e Caça com pratos típicos da cozinha italiana. Fone: (51) 3714-4880.

  • Lajeado Brilha

Acontece durante o mês de dezembro, quando a cidade recebe intensa decoração natalina. Acontecem shows, eventos e muitas promoções. Há um concurso entre as residências com decoração natalina mais criativa, com premiação, promovida pelo CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Fone: (51) 3710-1299.

  • Festival de Etnias

Acontece durante o mês de julho no Unishopping. São diferentes etnias que mostram o seu potencial artístico-cultural. Cerca de 10 mil pessoas passam pelo Shopping durante os dias do evento, para conhecer, apreciar e integrar-se às festividades. Fone: (51) 3714-7300.

  • Feira do Livro

É uma promoção do Colégio Alberto Torres. Acontece anualmente no mês de junho com uma intensa programação literária e artística, com sessão de autógrafos de escritores convidados. Fone: (51) 3748-7000.

  • Festa dos Navegantes

É um evento religioso. Acontece anualmente no mês de fevereiro com uma intensa programação. É realizado uma procissão fluvial pelo Rio Taquari até Cruzeiro do Sul e logo após acontece a festa comunitária. É uma promoção da Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes do Bairro Carneiros.

  • Carnaval de Rua

Acontece durante os festejos carnavalescos, as escolas, os blocos e cordões desfilam pela rua principal da cidade, concorrendo a prêmios decididos pela comissão julgadora. O evento reúne aproximadamente 15 mil pessoas. Fone: (51) 3748-1800 ramal 240.

  • Motonáutica

Provas de nível estadual que ocorrem no Rio Taquari, reunindo cerca de 10 mil pessoas. Organizado pelo Clube Náutico Delta. Fone: (51) 3714-2503

  • Rústica

Evento esportivo de nível estadual que é realizado anualmente no mês de dezembro nas ruas de Lajeado. Fone: (51) 3748-1800 ramal 231. É organizado pela Secretaria de Educação e Desporto.


LOCALIZAÇÃO

O Município de Lajeado está localizado no Vale do Taquari, a 117 Km de Porto Alegre, RS. A população está estimada em mais de 60 mil habitantes sendo que é formada basicamente por descendentes de imigrantes alemães, italianos, africanos e portugueses - predominando a alemã.
Considerada a Capital do Vale do Taquari, Lajeado tem tudo o que os grandes pólos de negócios têm, com a vantagem de estar no centro do mais novo roteiro turístico do Rio Grande do Sul: a Rota dos Vales e Montanhas. Em Lajeado você encontra infra-estrutura, recursos humanos qualificados, um povo consciente com o meio ambiente, além da riqueza do seu patrimônio histórico cultural. Tem uma posição estratégica para onde convergem os mais variados circuitos turísticos do Estado. Local de fácil acesso pela rodovia Federal BR 386, que une o norte do Estado do Rio Grande do Sul e Porto Alegre; e rodovias Estaduais, RS 130, RS 240 e RS 453 - Rota do Sol que nos une a Serra Gaúcha.
A entrada da cidade localiza-se entre dois trevos, onde também se encontra o Unishopping, que oferece uma grande variedade de opções de lojas, praça de alimentação, supermercado, cinemas e área de lazer. É um centro de compras que atende a comunidade regional e visitantes de todo o Estado e de fora. Existe na cidade um comércio forte. Também merece evidência o setor de prestação de serviços e de revenda de automóveis, onde o município ocupa posição de destaque em nível de Estado.
Lajeado tem também forte tradição no setor de pedras preciosas, tendo como suporte o Centro de Gemologia do SENAI, o único do país que prepara mão-de-obra especializada em lapidação de gemas, industrialização de ágatas e montagem de jóias, por onde já passaram visitantes de várias cidades do estado, do país e do mundo.
O município possui uma economia diversificada, onde se destacam as agroindústrias, em especial a avicultura (exportação de frangos), suinocultura (com produção de derivados) e laticínios, produção de bebidas, calçados, doces e balas (caramelos), além de móveis e esquadrias.
Lajeado possui uma boa estrutura turística, com seus inúmeros Restaurantes e Hotéis com 750 leitos, que constantemente são ocupados com visitantes/turistas que chegam ao município para realização de compras, negócios, eventos e lazer.
Centro produtor de alimentos, Lajeado tem como ponto forte, sua gastronomia típica e variada, satisfazendo os mais exigentes paladares.
Entre os Eventos de maior repercussão merece destaque a EXPOVALE - Exposição Industrial e Comercial, que procura mostrar as potencialidades econômicas (comércio, indústria e artesanato) do Vale do Taquari numa integração com a Região dos Vales - promoção da ACIL: Associação Comercial e Industrial de Lajeado. TURISFEIRA - evento que envolve indústria, comércio, o turismo e lazer do Vale do Taquari - promoção da AJEL: Associação dos Jovens Empresários de Lajeado, AGROVALE - que tem como objetivo divulgar o setor agropecuário do Vale do Taquari.

 

      Lajeado

População58.447 de Habitantes Distância de POA114 km Vias de Acesso BR 386, RS 130Altitude34,065 m Clima temperado DDD(51)

Lajeado iniciou seu povoamento na foz do Arroio Castelhano pelos açoriamos e Iuso-brasileiros em 1798. A chegada dos imigrantes alemães deu-se após 1852, quando alguns mercenários, que lutaram na Argentina contra Rosas, compraram terras e ali se estabeleceram. Vales morros e parques fazem da região um local apreciado pelos visitantes. O município possui a única escola de gemologia do Brasil e são muitas as industrias de pedras preciosas e semipreciosas lá instaladas.

ATRATIVOS NATURAIS RIO TAQUARI Por onde vieram os imigrantes colonizadores de Porto Alegre a Lajeado e iniciaram a colonização por Conventos. No centro da cidade pode-se observar o Rio Taquari ao longo da Rua Osvaldo Aranha.

CICLOVIA E BELVEDERE DO RIO TAQUARI Rua Osvaldo Aranha. A ciclovia está situada ao longo do Rio Taquari, própria para caminhadas e andar de bicicleta. Há ainda: rampa para prática de esportes náuticos, bares e restaurantes. Nesta rua, onde uma parte é ocupada pela ciclovia, encontra-se o 1º calçamento da cidade e vários prédios históricos, com destaque para o prédio mais antigo da cidade, em estilo enxaimel, um patrimônio histórico da arquitetura alemã.

JARDIM BOTÂNICO Localizado na Estrada Geral a Santa Clara do Sul a 1km da sede- Bairro Moinhos D'Água - Fone: 714-1866, Ramal: 128 - Parque de preservação ambiental e cultivo de plantas. Foi inaugurado em 18 de setembro de 1995. Tem uma área de 25 ha destinada a atividades de preservação, pesquisa científica, educação ambiental e lazer. Além da estrutura básica, que inclui o pórtico, viveiro, zeladoria e administração, ele oferece como opção passeios pelas chamadas "trilhas de interpretação ambiental" -trilhas ecológicas), que proporcionam um contato direto com a natureza, desenvolvendo a observação e a capacidade de percepção da biodiversidade e das interações entre os seres vegetais e animais - Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.

ATRATIVOS CULTURAIS CASA DE CULTURA Rua Borges de Medeiros, 285 - Fone: 714-6124, Ramal: 240 - Prédio antigo, estilo eclético, com predomínio de características neoclássicas. Inaugurado em 21 de agosto de 1990. No ano de 1984, o prédio foi tombado pelo seu valor histórico e arquitetônico, de acordo com os critérios avaliados pelo Patrimônio Cultural do Estado. É o local onde acontecem exposições, cursos, palestras e outras atividades culturais - Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 22h, aos sábados das 8h às 11h30min.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOÃO FREDERICO SCHAAN Rua Júlio de Castilhos, 411 Fone: 714-6124 Ramal: 215 - Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 18h25, sábado das 8h às 11h30. ARQUIVO HISTÓRICO Rua Júlio de Castilhos, 411 - Fone: 714-6124, Ramal: 215 - Aí encontram-se documentos manuscritos, impressos, datilografados, livros de registros manuscritos, fotografias, mapas, plantas de praças da cidade e prédios - Horário: de segunda a sexta-feira das 13h30min às 17h30h.

PRAÇA DA MATRIZ Situada no centro da cidade, no cruzamento das ruas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros, com muitas árvores e flores. Possui um coreto, uma área de lazer infantil e diversos monumentos históricos.

IGREJA MATRIZ SANTO INÁCIO Rua Bento Gonçalves, 357 - Bairro Centro - Fone: 714-1080 - Horário: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h, diariamente. IGREJA EVANGÉLICA Rua Alberto Torres, 403 - Bairro Centro - Fone: 714-1825 - Horário: Aos domingos das !9h às 20h30min. IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS Rua Silva Jardim, 56 - Bairro Centro - Fone: 714-1909 - Horário: terças a quintas, das 8h às 11h30h e das 14h às 17h30. IGREJA CATÓLICA SÃO CRISTOVÃO Av. Senador Alberto Pasqualini, 1314 - Bairro São Cristóvão - Fone: 714-1602 - Horário: segunda-feira a sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h30, sábado das 8h às 11h e das 19h às 20h30, domingo das 20h às 21h30. IGREJA CATÓLICA DE CONVENTOS Rua Theobaldo Breitenbach, s/n - Bairro Conventos - Fone: 714-5588 - Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira. IGREJA EVANGÉLICA DE FORQUETINHA Estrada Geral Lajeado Forquetinha, s/n - Fone: 714-2644 - Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. IGREJA EVANGÉLICA DE CONVENTOS Rua Theobaldo Breitenbach, s/n Bairro Conventos - Fone: 714-5588 - Horário: de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h. MUSEU HISTÓRICO BRUNO BORN Localizado no Parque Histórico Municipal Schlabitz, conhecido como Parque do Engenho, No local é guardada a história do município e região. Está aberto ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h; e finais de semana com visitas programadas - Fone: 714-6124, Ramal: 261. SENAI Avenida Alberto Pasqualini, 1874. Trata-se de uma das únicas escolas de formação de Recursos Humanos para trabalhar em pedras preciosas do Brasil e da América Latina. Além de conhecer o sistema de funcionamento, o visitante pode apreciar diversos tipos de pedras e trabalhos artesanais em pedras do Brasil e da América Latina. UNISHOPPING BR 386 - KM 346 - Fone: 714-7305 - Oferece uma grande variedade de opções de lojas, praça de alimentação, supermercado e dois cinemas e área de lazer - Horário: das 10h às 22hs de segunda a sábado e das 10h às 20h aos domingos. GENESHOPPING Av. Benjamin Constant, 1419 - Bairro Centro - Fone: 714-6116 - Possui grande variedade de lojas, praça de alimentação, um cinema e área de lazer - Horário: das 10h às 22h de segunda a sábado. PEDRAS PRECIOSAS Lajeado é conhecida mundialmente por suas pedras preciosas. Na cidade existem diversas lojas e indústrias que comercializam produtos dessa natureza. EXPORT PEDRAS ROQUE LOPES Rua Bento Rosa, 681 - Bairro Carneiros - Fone: 714-7388 - Trata-se de uma indústria de beneficiamento de pedras preciosas e de comercialização. Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30min e das 13h30h às 18h. CAMPING CAMPING DO ROMEU Forquetinha, a 12 km da sede - Fone: 714-2644, Ramal: 1228 - Estrada Geral Lajeado/Forquetinha. CAMPING DA PENEIRA Rua Romeu Júlio Scherer, s/n - Bairro Olarias - A 7 Km da sede. CAMPING DO FRITZ Barra da Forqueta - BR 386, s/n - A 10 Km da sede. ROQUE SANTEIRO Rua Romeu Júlio Scherer, s/n - Bairro Olarias - A 6 Km da sede. CAMPING DA CASCALHEIRA Rua Romeu Júlio Scherer, s/n - Bairro Olarias, a 7 km da sede - Fone: 714-2670.

GALETERIA ALVI AZUL Av. dos Quinze, 410 - Fone: 714-5046 - Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h RESTAURANTE PITSCHMANN BR 386 - Unishopping - Fone: 714-7369 - Horário: de das 10h às 22h diariamente VIA LEONI - CANTINA ITALIANA BR 386 - Unishopping - Fone: 714-7314 - Horário: diariamente, das 10h às 22h RESTAURANTE LAÇADOR Av. Benjamin Constant, 420 - Centro - Fone:714-3141 - Horário: das 10h às 15h de segunda a sábado RESTAURANTE PIZZARIA MOENDA LTDA Av. Benjamin Constant, 1473 - Floretal - Fone: 710-1288 - Horário: das 10h às 22h de segunda a domingo PIZZARIA FORNALHA Rua Bento Gonçalves, 1119 - Centro - Fone: 710-2448 - Horário: das 18h às 22h, diariamente RESTAURANTE BIFÃO Rua Alberto Torres, 373 - Centro - Fone: 714-2777 - Horário: das 10h às 14h diariamente NUTRITIVO REFEIÇÕES ECONÔMICAS Av. Benjamin Constant, 671 Sala 06 - Ed. Arno Bergesch - Centro - Horário: das 10h às 14h diariamente RESTAURANTE TIRO E CAÇA Rua Santos Filho - Centro - Horário: de Segunda a Sábado das 10h às 14h BAR E RESTAURANTE - SINDICATO RURAL Rua Bento Gonçalves, 671 Centro - Horário: de segunda a sábado das 8h às 18h RESTAURANTE PANORÂMICO Rua Alto do Parque - Parque do Imigrante - Fone: 714-2601 - Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h RESTAURANTE E BAR BARRANCO Rua Osvaldo Aranha, 255 - Horário: Diariamente, das 15h às 23h RESTAURANTE O PORÃO Rua Júlio de Castilhos , 511 - Centro - Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h RESTAURANTE DOURADO Rua Osvaldo Aranha, 255 - Horário: de diariamente, das 18h às 23h RESTAURANTE NUTRISERVE Rua Santos Filho, 251 - Centro - Fone: 714-5086 - Horário: das 10h às 22h de segunda a sábado RESTAURANTE PIZZA E CIA Rua Júlio de Castilho - Fone: 714-1604 - Horário: 24 horas RESTAURANTE NÁPOLE Rua Santos Filho, 407 - Fone: 714-5530 - Horário: diariamente das 10h às 22h RESTAURANTE TERRAÇO GRILL Av. Benjamin Constant, 666 - Centro Geneshopping - Horário: das 10h às 22h, diariamente RESTAURANTE KIKÃO Av. Senador Alberto Pasqualine - Horário: diariamente das 10h às 22h RESTAURANTE BLOOMS Rua João Batista Mello, 630 - Centro - Fone: 714-4907 ou 996-5340 - Horário: das 10h às 22h diariamente. BARES E BOITES ARKEUM 347 BAR DANCING Rua Borges de Medeiros, 444 - Horário: a partir das 22h, aos sábados CASA DE SHOWS STILLU'S Rua Marechal Deodoro, 359 - Horário: diariamente, a partir das 22h. UNIBOWLING DANCETERIA Unishopping - Fone: 714-7300 - Horário: quartas e sábados, a partir das 22h

BALCÃO SEBRAE/RS Rua Silva Jardim, 96 Fone/Fax: (051) 710-1697 AGÊNCIAS DE VIAGEM E CÂMBIO SWISSTUR TURISMO E CÂMBIO Rua Fialho de Vargas, 323 sala 504 Fone: 748-1392 Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. AUTOLOCADORAS LAJEADO RENT Av. Senador Alberto Pasqualini, 874 - Fone: 714-3197 - Horário: de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, sábados das 8h às 12h. MOTOMECÂNICA LOCADORA DE VEÍCULOS Rua Almirante Barroso, 45 - Fone: 710-2511 - Horário: das 8h às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta, das 8h às 12h aos sábados. CORREIOS E TELÉGRAFOS GENESHOPPING Av. Benjamin Constant, 670 - Fone: 710-1222, Ramal: 2007 - Horário: de segunda a sexta feira das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. ESTAÇÃO RODOVIÁRIA Av. Castelo Branco, 42 - Fones: 714-3667 - Horário: 24 horas. HOSPITAIS HOSPITAL BRUNO BORN Av. Benjamin Constant, 881 - Fone: 710-2111 Horário: 24horas. SOCIEDADE HOSPITALAR DE CONVENTOS Rua Theobaldo Breitenbach, 3305 - Fone: 714-1670 - Horário: 24 horas. POSTOS DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO Rua Borges de Medeiros, 285 - Fone: 714-1800 - Horário: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 22h de segunda a sexta-feira POSTO UNIVIAS PRAÇA MARQUES DE SOUZA BR 386 Trecho- Lajeado -- Soledade POSTOS POLICIAIS DELEGACIA DE POLÍCIA Rua João Batista de Mello, 509 - Fone: 714-2888 - Plantão 24 horas. POSTOS TELEFÔNICOS Av. Benjamin Constant, 1400 - Bairro Centro - Fone: 714-1010 - Horário: das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h30 de segunda a sexta-feira. TRANSPORTADORAS TURÍSTICAS A. ERENO DORR E CIA Av. Senador Alberto Pasqualini, 1605 - Fone: 714-1288

 
 
 
Home   ::  Busca   ::  Pontos de venda   ::  Contato
 
INFOMANIA - INFORMÁTICA LAJEADO ESTRELA
Loja Lajeado - Unishopping - BR 386 - Km 346 - Sala 01 - 54 3533 6001
Loja Centro Lajeado - Av. Benjamin Constant, 670 - Sala 101 - 54 3533 6003
Loja Estrela - Av. Rio Branco, 845 - Bairro Oriental - Estrela - 51 8196 4005
 
Powered by iagência
eXTReMe Tracker